Sucesso de Ivani Ribeiro, com José Mayer no elenco, é a mais nova obra no catálogo da Globoplay
Escrita por Ivani Ribeiro, com a colaboração de Marilu Saldanha, “A Gata Comeu” foi uma telenovela brasileira de enorme sucesso exibida em 1985, no horário das 18 horas.
A obra, uma comédia romântica, conta a história um tanto conturbada de Jô Penteado (Christiane Torloni), conhecida entre os amigos e a família por terminar todos os noivados antes que o casamento se realize. Prestes a se casar com o oitavo noivo, ela embarca em uma excursão organizada pelo professor Fabio (interpretado por Nuno Leal Maia), que leva os seus alunos para uma viagem de lancha. A lancha é do pai de Jô Penteado que resolve embarcar na mesma viagem junto com alguns amigos. Conduzida por Edson (personagem de José Mayer), a lancha sofre uma pane mecânica durante o trajeto e eles vão parar em uma ilha deserta.
Lá permanecem por quase dois meses, sendo dados como mortos pela família até serem finalmente resgatados. A vida e a convivência intensa na ilha, perturba Jô que, ao voltar para casa, termina mais uma vez seu noivado e só então se descobre apaixonada pelo professor Fabio. É um amor tumultuado e o enredo da trama gira em torno dos encontros e desencontros deste casal. Porém não é apenas este núcleo que enriquece a obra. Aliás, os casais da trama são extremamente ricos em suas relações, às vezes cômicas e outras vezes dramáticas, como Edson (José Mayer) e Lenita (Debora Evelyn), outro núcleo familiar de extrema riqueza.
Os conflitos entre o amor, a rotina, o machismo e a procura pela felicidade cotidiana fez de “A Gata Comeu” um sucesso que atravessou décadas e conquistou gerações. Até hoje há encontros de ‘gatamaníacos’ de todos os cantos do país que se organizam, inclusive, para visitar as locações da novela (gravada no bairro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro).
A novela foi reprisada em 1986 e em 2001 no “Vale a pena ver de novo”, em canal aberto e ganhou também destaque na programação do Canal Viva já em 2016. Em todos os momentos em que ganhou a tela da TV, conquistou uma legião de novos fãs.
A Gata Comeu é um remake de “A barba azul”, exibida em 1974, pela TV Tupi. Vale dizer que Ivani Ribeiro é responsável por enormes sucessos da teledramaturgia brasileira, tendo passado pela TV Excelsior, TV Tupi e TV Globo. É a autora da novela mais longa da história da televisão brasileira, “Redenção” que teve 596 capítulos e ficou por dois anos no ar. Outra marca importante e de fôlego de Ivani, é ter tido 13 novelas seguidas no ar pela TV Excelsior. Vale dizer que o trabalho de escrita de uma única novela, suspende a vida de um autor em uma entrega quase que exclusiva à obra que está sendo criada. Guardando as devidas proporções, é este também o processo de um ator que se entrega por 8 meses ou mais para dar vida a um personagem.
Esta é uma das poucas novelas da faixa das 18 horas que contou com José Mayer no elenco. Além dela, apenas “História de Amor”, de Manoel Carlos, que foi ao ar 10 anos depois, já em 1995.
Vindo de sucessos anteriores como o personagem Piscina de “Partido Alto” (1984), Ulisses de “Guerra dos Sexos” (1983) e Jorge Fernando de “Bandidos da Falange” (1983), José Mayer estabelece em “A Gata Comeu” a sua identidade como um galã que tem sua beleza marcada pela forte expressão, quebrando padrões e atravessando décadas como uma das maiores referências masculinas da emissora. Com a carreira consolidada e reconhecido como um dos grandes nomes de sua geração, acostumamo-nos a vê-lo nas novelas da faixa nobre das 21 horas.
Em junho, “A Gata Comeu” entrou para o catálogo da Globoplay, conquistando mais uma vez os apaixonados pela teledramaturgia nacional.